Muito ouvimos e lemos sobre facetas laminadas, lentes de contato dentais e estética do sorriso.

As facetas e lentes, inclusive, tornaram-se solução para vários problemas bucais, pois corrigem diastemas, desgastes e má formação dos dentes, escurecimento, amarelamento ou coloração indesejada, dentes conóides, entre outros.

Entretanto, colocar-se inteiramente nas mãos do dentista para que ele decida alterações tão importantes e definitivas na boca ainda é um fantasma para a maioria das pessoas.

Na verdade, essa era uma situação apavorante, porque o Mock-Up odontológico vem para dissipar essa nuvem de medo e insegurança. Sem desgastar os dentes, o Mock-Up (uma maquete ou modelo) é utilizado para realização de um ensaio que antecede o tratamento definitivo que:

Permite ao paciente ver alterações de formas, tamanho e cores dos elementos dentários e se adapta a eles;

E ao dentista, possibilita avaliar outras referências estéticas no rosto do paciente, como linha média, linha interpupilar, linha alta do sorriso, integração do posicionamento dentário com os lábios.

Para realização desse procedimento é necessária uma moldagem inicial bem realizada e enceramento diagnóstico.

Em seguida, é feito um guia de transferência para a confecção do Mock-up, que pode ser realizado em resina acrílica, resina composta, ou bisacrílica. Tudo isso, sem desgastar os dentes do paciente, permitindo que novos acertos e ajustes sejam feitos, se necessário.

O Mockup permite ao paciente antever o resultado final da mudança estética do sorriso que está buscando, e isso proporciona maior segurança e confiança.

Torna-se uma importante ferramenta para que o dentista consiga demonstrar para seu paciente as mudanças que o tratamento proposto proporcionará.

Esse procedimento é altamente técnico e deve ser realizado por profissional devidamente qualificado para que o resultado fique o mais próximo possível da perfeição.