Um sorriso bonito é o cartão de visita de qualquer pessoa. Dentes limpos e bom hálito são sinônimos de saúde bucal.

No Brasil, a grande maioria dos adultos sofre de gengivite que, muitas vezes, passa despercebida para o estágio mais grave, a periodontite. Neste caso, há o enorme risco de perda dental.

Por meio do periodonto (tecidos que envolvem os dentes), as bactérias nocivas podem alcançar a circulação sanguínea e assim percorrer todo o corpo. Se passarem pelo coração, podem causar doenças como a endocardite bacteriana (infecção grave que pode até levar a morte).

Podem também causar gastrites, sinusites, pneumonias, artrites, doenças nos rins e até parto prematuro, no caso das gestantes. Por isso, não deixe de visitar o dentista periodicamente e escovar os dentes, passando o fio dental por pelo menos três vezes ao dia.

Não esqueça também de escovar a língua, que é a maior causadora de mau hálito quando impregnada por bactérias.

prevencao5O fio dental é tão importante para a higiene bucal quanto a escovação. Curve o fio dental na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, penetrando cuidadosamente na linha da gengiva. Limpe o dente da esquerda para a direita de cada espaço.

prevencao2No lado de dentro e de trás de todos os dentes, posicione a escova num ângulo de 45° na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai e vem.

prevencao3Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical com movimentos para cima e para baixo.

prevencao4Na superfície da mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem.

prevencao5Por último, escove a parte de cima da língua.