IMG_0668

Você sabia que é possível dar um contorno mais definido para o seu rosto com uma cirurgia simples feita em consultório de dentista.

O resultado estético costuma ser bastante satisfatório. Quem já fez – mulheres e homens- relata embelezamento do rosto, aumento da autoestima e consequente empoderamento para a vida social e profissional.

A dentista Regina Yabu Pavanello, especialista em odontologia orofacial e harmonização do sorriso, da clínica Vital Odontologia, explica que a bichectomia é um procedimento de remoção da bola de Bichat – um corpo adiposo (uma bola de gordura) – localizada na parte interna das bochechas. A remoção reduz o volume das bochechas, evidenciando os ossos da face e o contorno da mandíbula, tornando os traços do rosto mais definidos e a face, no seu conjunto, mais harmônica.

É indicada para pessoas que têm as bochechas sobressalentes que deixam o rosto gordinho e arredondado, independiente do quão magras estejam. Isso porque o volume da bola de Bichat não reduz quando a pessoas se submetem a dietas e exercícios físicos.

Os resultados alcançados com dietas, exercícios e mudanças de hábitos é a redução das gorduras armazenadas acima dos músculos, que têm a função de dar mais firmeza e jovialidade ao rosto.

Caso real

A empresária e empreendedora Maytê Carvalho, CEO e fundadora da B.pass e do site e aplicativo Beleza de Farmácia, realizou o procedimento na clínica Vital Odontologia e fala sobre as mudanças que a bichectomia fez na sua vida pessoal, profissional e em todas as suas relações, inclusive com ela mesma.

“O efeito da bichectomia para a minha vida pessoal e profissional foi de total impacto. Eu tinha vergonha de sorrir nas fotos porque me achava bochechuda. Eu tinha traumas porque emagreci cerca de 15 quilos na adolescência e via que minha bochecha não tinha acompanhado o meu emagrecimento. Eu posso dizer que hoje (depois da bichectomia) eu vivo não só uma vida mais plena, mas muito mais feliz”.

Sobre os efeitos do procedimento na sua vida profissional, ela faz uma reflexão e acrescenta. “A nossa autoimagem e nossa autoconfiança têm muito a ver com nossa autoconfiança, formam um tripé. Então eu posso afirmar, com certeza, que por conta disso (da realização da bichectomia) eu estou mais confiante e aumentei sim a minha expressão e produtividade, por consequência, porque quando você cuida melhor de si, você cuida melhor de tudo”, finaliza.

Efeito Blush

A bichectomia é indicada também para pessoas magras que buscam um rosto ainda mais afinado e querem acentuar o “efeito blush”, que dá maior definição aos traços.

A dentista observa que o procedimento é de extrema importância na harmonização facial, devendo ser realizado antes da colocação de fios de sustentação da face e aplicações de ácido hialurônico e/ou toxina botulínica (botox).

Já a indicação funcional visa reduzir/aliviar traumas em pacientes que costumam morder a parte interna das bochechas.

Porque o procedimento deve ser realizado por profissional qualificado?

Devido a sua localização, a bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. Por isso, para realizar a bichectomia, o dentista deve estar devidamente preparado e qualificado.